A era da informação e hiperconectividade trouxe uma série de avanços que, apesar de revolucionários, geram ainda um abismo digital entre aqueles que têm fácil acesso a tecnologias e aquela fatia da população que sequer tem um celular. Não é à toa que novas modalidades de serviço, como o Phone as a Service, que busca democratizar esse cenário, emergem como protagonistas para a superação de barreiras que permeiam debates sobre inclusão digital.
Segundo estudo do World Inequality Lab, o Brasil é considerado um dos países mais desiguais do mundo, sendo que 10% dos mais ricos ganham quase 59% da renda nacional total. Outra pesquisa reforça essa toada: quase 34 milhões de brasileiros nunca acessam à internet; a maioria deles das classes C, D e E. Os dados são do Instituto Locomotiva e da consultoria PwC.
Por outro lado, ainda de acordo com o levantamento, o celular é o dispositivo de acesso à internet mais comum entre os brasileiros. O smartphone é usado com essa finalidade por 99% da população. Para 58% dos usuários brasileiros, o aparelho é o único meio de acesso à web. No entanto, com dispositivos cada vez mais caros por aqui, a realidade rumo à inclusão digital ganha mais uma camada desafiadora. Por isso, serviços de assinatura de celular se consolidam cada vez mais como aliados de peso, consagrando-se alternativas acessíveis e vantajosas.
Como funciona a assinatura de celular?
O cliente pode escolher dispositivos novos, usados ou como novos (renovados) de grandes marcas, como Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola, para utilizar durante o período mínimo de 12 meses. Durante o período, é pago um valor mensal menor muito menor do que seria uma parcela de um dispositivo novo – podendo variar conforme o modelo e a marca. Ao final do prazo, os assinantes podem receber desconto para continuar com o mesmo aparelho, fazer um upgrade para qualquer outro modelo disponível no catálogo ou cancelar a assinatura e devolver o celular.
![Celular por Assinaturas - Foto Divulgação - Leapfone](https://static.wixstatic.com/media/4b0819_7245a4724f6349249fffa69f7c7d2491~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_512,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/4b0819_7245a4724f6349249fffa69f7c7d2491~mv2.jpg)
Serviços e benefícios agregados
Dependendo da empresa escolhida para aderir à assinatura, o cliente pode receber um smartphone com capinha, película, cabo e fonte, sem custos adicionais, e ainda contar com proteção completa contra roubo e danos físicos.
Outra vantagem que reflete no bolso é que o serviço de assinatura não compromete o limite do cartão de crédito. Isso porque a cobrança da mensalidade é lançada de maneira recorrente (mês a mês). Portanto, quem opta por esse modelo de negócio, não precisa se preocupar em ter um cartão com limite alto. O consumidor ainda tem flexibilidade de escolha entre aparelhos novos e “como novos” (recondicionados com garantias e menor custo) e ainda fazer parte do consumo consciente, já que o ramo incentiva a economia circular.
Para quem é indicado?
Os serviços disponíveis no mercado vão ao encontro de vários perfis. São indicados para aqueles que querem ter acesso a smartphones tops de linha por um valor mais em conta, ou para quem prefere dispositivos de entrada com vantagens extras, como seguro com cobertura completa. Profissionais e empresas que precisam de aparelhos com câmeras, armazenamento e processamento mais potentes também se beneficiam.
Por essas e outras, a assinatura de celular já se firmou como um dos principais meios de favorecer a população a acessos ilimitados. Ao transformar os smartphones em um serviço para todos, uma sociedade mais igualitária e conectada pode se tornar realidade. Portanto, a inclusão digital está apenas a alguns toques da tela de distância, agora mais do que nunca.
Sobre a Leapfone
Criada em 2021, a startup Leapfone é pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura. Por meio de um pagamento mensal recorrente, o usuário tem acesso a aparelhos poderosos com direito à troca anual, seguro e assistência técnica. Dessa forma, o objetivo da empresa é democratizar e facilitar o acesso dos brasileiros a smartphones de ponta, transformando a realidade do mercado de telefonia no país. Mais informações em: https://leapfone.com.br ou @leapfone.
Letícia Bufarah é gerente de marketing da Leapfone – leapfone@nbpress.com.br
Comments